1. Usuário
Assine o Estadão
assine
  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail

Estado multa em R$ 10 milhões Localfrio por vazamento no Guarujá

- Atualizado: 22 Janeiro 2016 | 14h 06

Relatório da Cetesb diz que empresa causou danos à saúde da população após a ruptura de contêiner com 20 toneladas de produto

SÃO PAULO - O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou nesta sexta-feira, 22, que a empresa Localfrio será multada em R$ 10 milhões pela emissão de "efluentes gasosos tóxicos para a atmosfera, riscos e danos à saúde da população" após o incêndio e vazamento de gás em um terminal de cargas no Guarujá, litoral de São Paulo, na semana passada. Uma idosa de 68 anos morreu depois de ter inalado a fumaça.

A empresa foi notificada pela Agência Ambiental de Santos da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb).

Incêndio se iniciou no pátio de cargas da Localfrio, no Porto de Santos, no Guarujá

Incêndio se iniciou no pátio de cargas da Localfrio, no Porto de Santos, no Guarujá

Segundo o relatório dos técnicos da Cetesb, a ruptura de um contêiner com 20 toneladas do produto dicloroisocianurato de sódio dihidratado permitiu a entrada de água das chuvas, o que em uma reação química causou o incêndio. Depois de 50 horas, o fogo que atingiu 66 contêineres foi contido. 

Ainda segundo o órgão ambiental, a fumaça tóxica atingiu moradores, obrigados a deixar suas casas, dos bairros vizinhos ao terminal da empresa dos municípios de Guarujá, Santos, São Vicente e Cubatão, todos no litoral sul. Foram registrados 170 casos de atendimento nos centros médicos.

Vazamento de gás no Guarujá
DIVULGAÇÃO
Vazamento de gás no Guarujá

Um vazamento de produtos químicos seguido de incêndio atingiu, na tarde desta quinta-feira, 14, um terminal de cargas empresarial no Guarujá e espalhou fumaça sobre o litoral sul de São Paulo. 

De acordo com o governo estadual, a interrupção da travessia das balsas marítimas entre Santos e Guarujá e o fechamento do canal de navegação do Porto de Santos, de estabelecimentos comerciais e industriais da região também trouxeram prejuízos à população. 

Procurada, a Localfrio afirmou que recebeu a notificação nesta sexta-feira e que está reunida para decidir que medida tomará em relação à multa.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.

Mais em São PauloX