1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Carnaval 2012

Gaviões, Águia e Vila Maria brilham no segundo dia de desfiles em SP

19 Fevereiro 2012 | 08h 09

Lula foi homenageado pela Gaviões e enviou um depoimento em vídeo que foi transmitido na avenida. Tropicalismo e cultura afro-brasileira também foram lembrados

Com uma homenagem ao ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva, a Gaviões da Fiel foi a penúltima a entrar no Sambódromo do Anhembi e emocionou o público no último dia de desfiles do Grupo Especial das Escolas de Samba de São Paulo.

A ex-primeira-dama Marisa Letícia desfilou no carro que trazia um telão onde havia um depoimento de Lula que agradeceu o tributo e disse que seguia recomendação médica que o proibia de comparecer ao desfile. O ator Fábio Assunção surgiu como motorista do Rolls Royce presidencial no carro "A vitória da esperança contra o medo".

A escola estima um investimento entre R$ 2 milhões e R$ 3 milhões no carnaval deste ano e pode contar com Lula no Desfile das Campeãs, no próximo sábado, se o ex-presidente apresentar melhora no tratamento contra um câncer na laringe, segundo Dona Marisa, e caso a escola fique entre as primeiras colocadas.

O Tropicalismo foi outro destaque na madrugada de domingo 19 em São Paulo. A Águia de Ouro reuniu na avenida Caetano Veloso, Rita Lee e Gilberto Gil, ícones do movimento musical, além de Wanderleia, Cauby Peixoto, Angela Maria e Roberta Miranda.

O pano de fundo histórico não ficou de fora do desfile da escola que fez referências, em alas e alegorias, à ditatura militar brasileira, incluindo uma homenagem ao jornalista Vladimir Herzog, morto pela repressão em 1975.

 

 

A escola teve problemas no final do desfile. A agremiação da Zona Oeste terminou a apresentação aos 65 minutos - tempo máximo do desfile - após uma correria para passar um carro alegórico e uma ala pelos portões. Na correria, um dos cabos de energia ficou para trás impedindo que o portão fechasse completamente. A evolução da escola pode ter sido prejudicada.

Com belas e estonteantes alegorias e fantasias, a Unidos de Vila Maria, reverenciou as mãos. Com elas, diz o enredo, Deus criou o mundo e com o barro moldou Adão.

A Tom Maior - que encerrou os trabalhos do Grupo Especial de São Paulo - levou para a avenida o enredo "Paz na Terra e aos homens de boa vontade" e trouxe exemplos de personalidades históricas que lutaram pela tolerância entre os povos e anjos e outros símbolos divinos que zelam pelo amor e pela vida na Terra.

Também passaram pelo Sambódromo do Anhembi a Mocidade Alegre, que celebrou a cultura afro-brasileira, a Pérola Negra, que reverenciou a cidade de Itanhaém, no litoral paulista, e Dragões da Real, que fez sua estreia no Grupo Especial. A escola, criada pela torcida organizada do São Paulo Futebol Clube, fez uma homenagem às mães, que foram lembradas, inclusive, nas gravatas dos integrantes da harmonia da agremiação que usavam gravatas com fotos de suas mães.

Carnaval 2012