Falha causou vazamento de amônia que matou 1 e feriu 30 em frigorífico

A Cetesb detectou dano no evaporador da empresa, usado no sistema de refrigeração; a polícia também investiga o caso

PUBLICIDADE

Por Rene Moreira
Atualização:

FRANCA - Problemas em um equipamento de refrigeração teriam causado o vazamento de amônia que matou uma pessoa e feriu 30 na semana passada em um frigorífico em Barretos, no interior de São Paulo. A conclusão é da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), que inspecionou o frigorífico Minerva Foods durante dois dias.

Foi detectado dano no evaporador, que é usado no sistema de refrigeração da companhia. Entretanto, o relatório final com detalhes do problema ainda será publicado. Ele "será a base para aplicação das sanções administrativas cabíveis no caso", diz a Cetesb.

Vazamento causou a morte de uma pessoa e feriu outras 30 Foto: Divulgação

PUBLICIDADE

A Polícia Civil também apura o ocorrido e tenta descobrir se houve negligência por parte do frigorífico. O caso foi registrado como homicídio culposo, quando não existe a intenção de matar. A Minerva Foods alega que presta apoio às vítimas e aguarda as apurações.

Contaminação. O vazamento aconteceu na quarta-feira, 31, e no dia seguinte a empresa voltou a operar, após o Corpo de Bombeiros descontaminar as áreas atingidas pela amônia. Parte das carnes que estavam no local teve de ser inutilizada no aterro sanitário.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.