Detran-SP
Detran-SP

Detran-SP faz campanha para lembrar que é permitido sorrir na foto da CNH

Iniciativa é uma resposta à polêmica que envolveu um fotógrafo, que teve de insistir para poder ser retratado do jeito que queria

Isabela Palhares, O Estado de S. Paulo

14 Julho 2017 | 11h55

SÃO PAULO - Sorrir na foto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é permitido? O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) não só confirmou que sim, como criou uma campanha nas redes sociais para lembrar que não há problema nenhum nisso. 

A iniciativa é uma resposta à polêmica que envolveu o fotógrafo mineiro Lipe Borges, que relatou em seu Facebook no último dia 3 que a secretária e a dona de uma clínica em Sete Lagoas, na Grande Belo Horizonte, tentaram impedi-lo de sorrir ao renovar a CNH. De acordo com ele, seu sorriso só foi permitido após muita insistência.

Veja abaixo

O fotógrafo conta que não imaginava a repercussão. Ele diz só ter publicado sobre o episódio para que seus amigos pudessem divertir-se com a situação. “Meu pai é dentista e, desde pequeno, escutava ele falar que nós temos no mínimo 32 motivos para sorrir. Eu sempre levei isso para a minha vida. Por isso, quando sentei para fazer a foto, já estava sorrindo.”

Borges conta que, ao questionar o motivo pelo qual não poderia sorrir, a secretária ficou surpresa. “As pessoas estão pouco acostumadas a questionar. Muitas vezes seguimos algumas regras e comportamentos de forma automática, sem nem saber o motivo real para que elas tenham sido criadas. Nós temos de ser mais contestadores.” 

Ele conta que esse é seu primeiro documento com uma fotografia sorridente e espera que outras pessoas sigam o seu exemplo. “O sorriso cria uma conexão entre seres humanos. Não consigo ver um motivo para sermos impedidos de sorrir”, afirma. 

Campanha. O órgão de trânsito paulista usou a hashtag #CNHLacradora e sugeriu que motoristas enviassem suas fotos da carteira com sorriso. A regra não é nova, mas o Detran aproveitou o caso para esclarecer as dúvidas sobre o assunto. 

Mensalmente, o Detran-SP emite cerca de 500 mil CNHs em todo o Estado. A foto é tirada na hora, na própria unidade de atendimento.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.