Decoração express sem sair de casa

Sites especializados não só trazem dicas de arquitetos, como vendem objetos ambientados

VALÉRIA FRANÇA, O Estado de S.Paulo

28 Julho 2012 | 03h08

Já dá para decorar a casa sem sair de casa. Novos sites especializados oferecem ambientes planejados por profissionais conhecidos, como Fernanda Marques, Guto Requena e Gustavo Calazans, entre outros. Neles, todos os objetos estão à venda. E, para comprá-los, basta clicar, pagar e esperar a entrega. É a chamada "decoração express".

"Percebi que nem sempre as minhas clientes estavam dispostas a contratar um arquiteto para fazer mudanças pontuais. Daí, sem abrir o jogo, elas ligavam e iam pedindo dicas ", diz a design de interiores Liana Martineli, de 37 anos. "Achei que criar uma loja online que oferecesse uma espécie de consultoria teria um público certo."

Foi assim que, há dois meses, ela criou o Dali Casa, que reúne projetos de decoração para todos os ambientes de uma residência, como se fosse revista. Quem clica em quartos, por exemplo, encontra cinco opções, que vão do estilo vintage ao contemporâneo. Tudo o que está no quarto - do porta-retrato, de R$ 50, à poltrona Swan, de R$ 2.667 - pode ser comprado. Ali estão reunidos objetos de várias marcas, alguns importados.

"Ambientar os objetos é uma forma de fazer o cliente entender como combinar as peças", diz a arquiteta Fernanda Marques, que há um ano abriu o www.sdonline.com.br. "Toda semana alimento o site com projetos executados com temas diferentes. Com 20 anos de experiência no mercado, Fernanda seleciona os temas de acordo com as dúvidas mais comuns de seus clientes. Entre eles, os móveis planejados ideais para espaços pequenos, como um nicho para livros no espaço livre sob uma cama, e o uso de adesivos para valorizar e realçar paredes.

Varanda. "Ver a peça harmonizada em um cenário bonito e planejado por um profissional conhecido ajuda muito na hora da escolha da peça. A compra fica mais rápida e prática. Não tenho tempo para sair às compras", diz Thais Porto, de 26 anos, profissional da área financeira, que virou adepta da decoração express. "Boa parte dos objetos da minha casa foi comprada em sites desse tipo." A varanda de seu apartamento no Itaim-Bibi, na zona sul, por exemplo, foi montada com alguns acessos ao site do Dali Casa.

A Casa de Valentina segue uma linha parecida, mas reúne 90 arquitetos conhecidos, que dão consultoria para o site. Alguns deixam fotos de projetos, outros respondem dúvidas. No site, ainda há fotos de publicações internacionais de design. Para todos os ambientes, há dicas de onde comprar objetos iguais ou semelhantes. O site tem parceria com 80 lojas e apresenta um bom mix de produtos. Nos últimos 30 dias, recebeu 244 mil acessos únicos.

Especializada em sofás e poltronas, a Artezanal segue um caminho bem parecido, mas se restringe à venda de seus produtos. O cliente pode escolher os tecidos para a forração e, em alguns casos, fazer encomendas sob medida.

ONDE: SD + FERNANDA MARQUES: WWW.SDONLINE.COM.BR; DALI CASA: WWW.DALICASA.COM.BR; CASA DE VALENTINA: WWW.CASADEVALENTINA.COM.BR; ARTEZANAL: WWW.ARTEZANALNET.COM.BR

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.