1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Contra latrocínio, guia da polícia diz para estrangeiro ‘não reagir’ na Copa

Luciano Bottini Filho - O Estado de S. Paulo

10 Maio 2014 | 15h 17

Turistas receberão panfleto nos aeroportos de seus países de origem com dicas de como se comportar em caso de violência

Se for assaltado na Copa do Mundo, controle-se. O apelo da Polícia Civil paulista será enviado aos estrangeiros antes do embarque nos aeroportos de origem. Com a escalada do número de furtos e roubos no Estado de São Paulo, terroristas e black blocs são preocupação menor. O alerta principal é para o latrocínio - roubo seguido de morte - contra quem não tem ideia de como se comportar em uma cidade tão violenta quanto São Paulo. As orientações são claras: "não reaja, não grite nem discuta".

Embaixadas e consulados serão orientados a distribuir a seus cidadãos antes de eles pisarem em solo brasileiro um guia especial com dicas de segurança criado para os grandes eventos. A ideia foi do presidente do Comitê de Gestão da Copa do Mundo da Polícia Civil de São Paulo, Mário Leite.

"Estou preparando nossos policiais para evitar a prática do crime de latrocínio. Por quê? Os turistas que vêm principalmente da Europa e dos Estados Unidos não veem com muita frequência esse tipo crime lá. Como não estão acostumados, eles vão reagir ao assalto", afirmou o delegado.

Os panfletos deverão ser publicados em inglês, espanhol e francês, além de português. "Eles vão saber que não devem andar ostentando objetos precisos, tomar cuidado à noite e só andar acompanhados. Não adianta depois chorar o leite derramado", disse Leite. Algumas das orientações do guia soam até paranoicas, como "no trajeto entre os seus destinos, procure observar se alguém está te seguindo".

E se tudo, ainda assim, der errado e um bandido agir, os policiais têm sido treinados pela Academia de Polícia para atender os estrangeiros vítimas de violência - são esperados ao menos 600 mil viajantes do exterior durante os jogos no Brasil, entre 12 de junho e 13 de julho.

Cursos de idiomas foram oferecidos aos agentes e um "banco de talentos" foi montado com os profissionais fluentes em línguas estrangeiras. Nas delegacias das áreas onde haverá jogos, um grupo de intérpretes treinados pela Polícia Civil reforçará o atendimento.

Telefone. Até a Polícia Militar já adaptou o serviço de 190 para receber chamados de estrangeiros. Na Europa, o número é 112, e nos Estados Unidos, 911 - quem discar aqui para esses números, será direcionado para o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom). Equipes de plantão com atendentes serão capazes de se comunicar pelo menos em inglês e espanhol.

Segurança. A logística da segurança nos jogos da Copa vai além dos crimes comuns. Apesar do temor do turista alvo fácil de bandidos, ameaças menos iminentes, mas muito mais catastróficas, estão no planejamento. Ficou a cargo da PM a escolta de autoridades e times inteiros no trajeto dos hotéis até o estádio - só entre chefes de Estado, aos menos 20 já confirmaram presença.

A força-tarefa inclui também a contenção das mais variadas possibilidades de protestos, muito mais prováveis se o Brasil perder os jogos, até o transporte da taça da Fifa entre o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, e o Shopping Itaquera nos dias em que estará exposta.

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo