Chuva em São Paulo causa alagamentos e paralisa trens

Duas linhas da CPTM pararam de circular por causa de água na via; bombeiros não localizaram homem levado pela enxurrada na quinta

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Atualizado às 21h18

PUBLICIDADE

SÃO PAULO - Toda a capital paulista ficou em estado de atenção para enchentes por causa da chuva que caiu na tarde desta sexta-feira, 20. A cidade chegou a registrar 29 pontos de alagamentos, sendo 16 deles intransitáveis. Duas linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ficaram paralisadas por cerca de uma hora, o que fez os usuários caminharem sobre os trilhos.

O centro e a zona oeste concentraram os pontos de alagamentos, como na avenida São João, na altura do bairro de Santa Cecília, e na Avenida Nove de Julho, próximo à Praça Quatorze Bis. O Corpo de Bombeiros registrou, às 16h26, enchente nos bairros de Santa Cecília, Tremembé, Mooca, Vila Medeiros e Barra Funda.

Na Rua Adolfo Gordo, em Santa Cecília, uma van escolar com sete crianças estava entre os carros ilhados. “Eu descia a Alameda Nothmann quando virei à direita e entrei no alagamento”, contou o motorista João Venâncio de Lima Neto, de 51 anos. Ele disse que o carro parou de funcionar e que pretendia dar a partida no motor quando a água baixasse, mas ela não parou de subir. “Percebi que tínhamos de sair, aí pedi ajuda para um pessoal e cada um pegou uma criança. A água batia na cintura.” Os bombeiros usaram botes para socorrer outras pessoas no mesmo bairro.

Avenida Nove de Julho, proximo àPraça da Bandeira, ficou alagada Foto: NELSON ANTOINE

Transporte. Duas linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ficaram paralisadas por volta das 16 horas por causa de alagamento na via. A Linha 10-Turquesa ficou parada entre as estações Brás e Mooca por cerca de uma hora. Já a Linha 11-Coral interrompeu a circulação entre as estações Luz e Tatuapé e foi normalizada às 17h28. Os usuários decidiram percorrer o trajeto a pé, sobre os trilhos.

No Metrô, as Linhas 2-Verde e 3-Vermelha circulavam com velocidade reduzida no fim da tarde por causa da chuva. O trânsito na capital paulista também ficou complicado à tarde. Às 16h, o índice de congestionamento estava acima da média.

O Aeroporto de Congonhas, na zona sul, e o Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, não foram afetados e tinham operação normal na tarde desta sexta-feira.

Publicidade

Fim de semana. Pancadas de chuvas estão previstas para a tarde do sábado, 21, quando os termômetros devem oscilar entre a mínima de 18.º C e a máxima de 28ºC. No domingo, a possibilidade de precipitação é ainda mais forte, com céu encoberto e chuva volumosa e intermitente ao longo do dia. As temperaturas ficam entre 18ºC e 24ºC.

Buscas. O Corpo de Bombeiros segue conduzindo buscas para localizar José Fonseca da Silva, de 69 anos, que desapareceu durante o temporal que atingiu Taboão da Serra nesta quinta-feira, 19. Familiares reconheceram o veículo da vítima próximo a um córrego e a Corporação montou uma força-tarefa nesta sexta para encontrar Silva.

Ao longo da manhã e no início da tarde, a operação havia mobilizado 10 viaturas e 32 homens, que utilizaram botes para descer um dos córregos da região. O homem não foi encontrado e as buscas seriam retomadas na manhã deste sábado.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.