MARCIO FERNANDES/ESTADÃO
MARCIO FERNANDES/ESTADÃO

CET prorroga em dois meses prazo para troca de talão da Zona Azul

A partir desta segunda-feira, 30, o procedimento também poderá ser feito em uma das 32 Prefeituras Regionais da cidade

O Estado de S.Paulo

27 Janeiro 2017 | 12h56

SÃO PAULO - O prazo para a troca e o reembolso da Zona Azul em folhas de papel foi prorrogado para o dia 31 de março. A data fixada anteriormente era 31 de janeiro. A partir desta segunda-feira, 30, o procedimento também poderá ser feito em uma das 32 Prefeituras Regionais da cidade.  O posto da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), na Rua Senador Feijó, na Sé, região central da capital, continuará atendendo.

A relação de postos pode ser consultada aqui. Segundo a CET, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes e a CET estão trabalhando para ampliação dos pontos de comercialização dos créditos digitais.

Uma perícia nos talões será feita pela equipe da CET, e o proprietário das folhas de papel receberá uma mensagem, via SMS, com as informações sobre o andamento da solicitação. O valor poderá ser creditado em conta corrente ou transformado em créditos digitais nos aplicativos da Zona Azul Digital. A quantidade máxima será de até cinco talões ou 50 folhas. 

De acordo com a CET, no próximo mês estará disponível no site da Companhia um mapa interativo onde será possível localizar o nome e o posto de venda de Zona Agul Digital mais próximo.

A Companhia alertou que os talões no valor de R$ 28,00 e folhas no valor de R$ 3,00, bem como os talões e folhas muito antigas com valores inferiores a estes, não poderão ser trocados ou reembolsados pois perderam sua validade em 1º de agosto de 2015. 

Os cartões de papel da Zona Azul foram extintos no dia 4 de dezembro, após ter sido adiado em 15 dias o fim da validade dos bilhetes. No dia 5, a operação somente com o modelo digital foi iniciada na capital paulista.  

Inicialmente, os cartões de papel deixariam de ser aceitos a partir do dia 19 de novembro. A operação Zona Azul Digital existe desde julho. 

A migração dos sistemas vinha causando polêmica, já que os motoristas seriam forçados a ter um celular com acesso à internet. Além disso, precisariam baixar pelo menos um dos quatro aplicativos credenciados pela CET para vender os novos cartões eletrônicos e ainda ter um sistema de pagamento eletrônico (cartões de débito ou crédito) – ou pagar no banco, via boleto. Como alternativa, os motoristas podem comprar cartões em postos de venda autorizados.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

1. O que mudou?

Os cartões de papel deixaram de ser aceitos. O motorista deverá baixar um aplicativo e comprar cartões eletrônicos.

2. Como funcionam os cartões digitais?

Os aplicativos estão na Apple Store e na Google Play, disponíveis para os sistemas operacionais Android, IOS e Windows Phone. O motorista faz um cadastro no aplicativo e compra os cartões. Quando vai parar em uma vaga que é Zona Azul, entra no aplicativo novamente e ativa um dos cartões. 

3. Quantos Cartões Azuis Digitais (CADs) posso usar e por quantas horas?

O preço da Zona Azul permanece o mesmo dos talões de papel atuais: R$ 5 para cada operação. É permitido usar no máximo 2 CADs para permanecer estacionado na mesma vaga. O tempo do CAD pode ser de 30 minutos, 1 hora, 2 horas ou 3 horas – o tempo varia de acordo com a localização. 

4. Como fica a Zona Azul em locais especiais, como o Parque do Ibirapuera?

O cartão digital tem validade de uma hora. Em locais especiais, como o Ibirapuera e o Parque da Aclimação, o cartão vale por duas horas.

5. E se eu não tiver celular, não tiver o aplicativo ou estiver sem sinal de internet?

A saída é procurar locais autorizados a fazer a venda dos créditos eletrônicos, como bancas de jornal.

6. Como faço para renovar o crédito a distância?

Quando estiver próximo ao vencimento, os aplicativos têm um alerta – que pode ser programado pelo usuário para avisar quando o tempo estiver para acabar. 

7. O que faço com cartões de papel da Zona Azul que já havia comprado? Até quando posso trocá-los?

Serão substituídos por créditos eletrônicos nos aplicativos ou dinheiro no posto da CET, na Rua Senador Feijó, 143, 1.º andar, no centro, das 8 às 17 horas, de segunda a sexta, até 31 de março de 2017. Pelo menos um local em cada uma das 32 Prefeituras Regionais também 

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