Cem praias à disposição. Escolha a sua

Litoral norte tem paisagens de tirar o fôlego e ideais ao perfil de todos os turistas

REGINALDO PUPO, ESPECIAL PARA O ESTADO, SÃO SEBASTIÃO, O Estado de S.Paulo

22 Dezembro 2011 | 03h01

O litoral norte tem mais de uma centena de praias, para todo tipo de público, desde os que são fãs de práticas esportivas até para quem pretende aproveitar o verão com a família.

Quem procura agito e azaração tem destino certo: Maresias, em São Sebastião. Conhecida por reunir o maior número de gente bonita por metro quadrado, a praia é disputada por surfistas e belas mulheres. Mas os quase cinco quilômetros de extensão da Praia de Maresias reúne também outras tribos, de hippies a skinheads, de rastafáris a playboys.

No Canto do Moreira, o público é composto quase que exclusivamente por surfistas. Já a área central da praia é reservada para as paqueras. Maresias também é conhecida por sua agitada vida noturna, quando a azaração vai até o amanhecer ao som de música eletrônica. A Praia de Camburi também reúne jovens em busca de paquera. As fortes ondas são um convite ao surfe. Itamambuca, em Ubatuba, é outro destino dos surfistas.

Mas quem vai ao litoral norte em busca de tranquilidade tem opções variadas. As mais procuradas são Arrastão, Pitangueiras e Barequeçaba (São Sebastião), Pedras Miúdas, Julião, Portinho, Perequê e Saco da Capela (Ilhabela), Lagoa Azul e Indaiá (Caraguatatuba) e Lázaro, Almada, Lagoinha, Mansa, Saco da Ribeira e Perequê-Açu (Ubatuba).

Passeios. Além de sol e mar, as praias da região também oferecem passeios em escuna, lanchas, mergulho amador e jipes.

Em Ubatuba, um dos passeios de escuna mais procurados é para a Ilha Anchieta, local de preservação ambiental por onde é possível fazer caminhadas.

Em Ilhabela, um dos passeios mais procurados é para as Praias da Fome e Jabaquara. A escuna parte às 11h do Píer da Praia do Perequê e retorna às 18h. Já quem prefere um passeio com muita adrenalina pode optar por conhecer a Praia de Castelhanos. O trajeto, de cerca de 28 km, é feito por jipe. Em São Sebastião há opção de locação de lanchas para conhecer ilhas próximas. É possível também fazer passeio de bote pelo Rio Una.

Litoral sul. As praias do litoral sul paulista, como Santos e Guarujá, ainda estavam tranquilas ontem. A partir de amanhã o movimento deve ser intenso.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.