1. Usuário
Assine o Estadão
assine
  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail

Cantareira sobe novamente e já tem 52 dias seguidos de alta

- Atualizado: 23 Janeiro 2016 | 12h 06

Sistema teve alta de 0,2 ponto porcentual em relação ao dia anterior, passando de 42,6% para 42,8%

SÃO PAULO - O nível dos reservatórios do sistema Cantareira voltou a registrar aumento neste sábado, 23, segundo relatório da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Considerando o índice total do manancial, que coloca as duas cotas de volume morto como se fossem volume útil, o sistema teve alta de 0,2 ponto porcentual em relação ao dia anterior, passando de 42,6% para 42,8%. Esta foi a 52ª vez consecutiva que o nível do sistema subiu.

A última vez que o Cantareira registrou queda foi em 22 de outubro. Naquele dia, o volume armazenado foi de 15,7% para 15,6%. Apesar das sucessivas altas, a situação do manancial ainda é preocupante. Segundo o índice que calcula o volume morto como reserva negativa, o sistema está com apenas 13,5% de sua capacidade - 0,2 ponto porcentual a mais do que na sexta-feira, 22. Pelo terceiro índice, o nível está em 33,1%.

Principal manancial de São Paulo, Cantareira vive sequência positiva

Principal manancial de São Paulo, Cantareira vive sequência positiva

Nas últimas 24 horas, choveu apenas 0,2 milímetros na região do Cantareira. A pluviometria acumulada do mês está em 180,7 milímentros - a média histórica para janeiro inteiro é de 263 milímetros.

Outros mananciais. Sistema responsável por atender o maior número de pessoas na região metropolitana de São Paulo, o Guarapiranga voltou a registrar queda neste sábado, passando de 86,1% para 85,8% de sua capacidade. O Sistema Rio Grande também teve perda de 0,3 ponto porcentual e opera com 92,5%.

O manancial Rio Claro teve alta de 0,5 ponto, atingindo 81% de sua capacidade e os Sistemas Alto Tietê e Alto Cotia mantiveram-se estáveis em 28,9% (já considerado um volume morto acrescentado ao cálculo no final de 2014) e 99,3%, respectivamente.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.

Mais em São PauloX