Balanço cai e mata criança no Grande Hotel São Pedro

Menina de 4 anos morava na França com a mãe brasileira e o pai francês e passava férias; viga de sustentação perfurou seu tórax

RICARDO BRANDT / CAMPINAS, O Estado de S.Paulo

24 Julho 2012 | 03h04

A filha de 4 anos de um casal que mora na França morreu na tarde de ontem, depois que uma viga de sustentação dos balanços do playground do hotel de luxo onde estavam hospedados no interior paulista caiu sobre ela. O acidente ocorreu no Grande Hotel São Pedro, em Águas de São Pedro, a 184 quilômetros da capital.

A família veio ao Brasil passar férias na casa dos avós maternos, em São Paulo, e havia entrado no hotel no domingo, onde passaria a semana.

Por volta das 12 horas de ontem, a menina - que não teve o nome divulgado - brincava no parque do hotel acompanhada por recreacionistas. Ela estava em um dos balanços - que tem três cadeiras. A viga superior do brinquedo, que sustentava as cadeiras, atingiu seu tórax.

Policiais militares chegaram a levá-la ao Pronto-Socorro de Águas de São Pedro, mas ela não resistiu. Atingida no peito, teve um dos pulmões perfurados. O médico Rafael Prota, que atendeu a criança, informou que ela sofreu choque hemorrágico.

A mãe da menina é brasileira, Maria Isabel Gomes Pereira, e o pai é francês, Jean Jaques Schaller. Ambos são professores na França. Eles estavam hospedados no hotel com os avós maternos. A avó da criança declarou aos policiais que o peso da menina - aproximadamente 19 quilos - não seria suficiente para derrubar a viga. Segundo a PM, só a perícia vai poder apontar qual foi a causa do acidente.

O Grande Hotel São Pedro divulgou nota em que classificou a tragédia de "fatalidade" e lamentou a morte da menina. O hotel disse que está tomando as medidas necessárias. "Foram adotadas todas as providências cabíveis nesta situação e o caso está sendo apurado."

O corpo foi levado para o Instituto Médico-Legal (IML) de Piracicaba e deve ser velado e enterrado hoje em São Paulo.

Estrutura. De alto padrão, o Grande Hotel São Pedro tem campo de golfe, health club com águas medicinais e banhos sulfurosos e jardins projetados nos anos 1940, além de quadras de tênis, ginásio poliesportivo e bosque de 330 mil m². Também é internacionalmente conhecido por abrigar a Escola Hotel Senac, que forma chefs de cozinha.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.