Alckmin anuncia aumento da vazão de água para região de Campinas

Governador prometeu criação de mais duas represas para cidades da área, que estão sob risco de racionamento

PUBLICIDADE

Por Bruno Ribeiro
Atualização:

SÃO PAULO - O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou neste sábado, 15, medida para aumentar em 33% vazão de água do Sistema Cantareira para a região de Campinas, que corre risco de iniciar racionamento a partir de segunda-feira. Segundo nota do Palácio dos Bandeirantes, o aumento foi possível graças à economia feita pela população.

PUBLICIDADE

Na ocasião, Alckmin também anunciou a criação de duas represas para atender a região: a Barragem de Pedreira, no Rio Jaguari, e a Represa de Duas Pontes, no Rio Camanducaia. Juntos, os dois reservatórios terão capacidade para 67 milhões de metros cúbicos de água.

"O Estado já liberou R$ 53 milhões para desapropriações das áreas das futuras represas. A previsão é que a licitação seja concluída em abril. A empresa vencedora terá 14 meses de prazo para entregar os projetos", diz o texto.

O baixo nível dos reservatórios fez o governo do Estado iniciar uma campanha para os cidadãos economizarem água. Quem reduzir 20% do consumo mensal obtém desconto de 30% na conta de água da Sabesp.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.