38 cidades terão reforço na segurança no dia 15

Policiais militares devem fazer a segurança do Fórum de São José dos Campos até entrar em vigor contrato feito pelo Tribunal de Justiça de São Paulo para segurança armada. A cidade será uma das 38 no Estado a receber agentes privados.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, O Estado de S.Paulo

20 Julho 2012 | 03h03

A partir de 15 de agosto, todas as grandes comarcas terão o novo controle de acesso, que era planejado desde o roubo de munições de 2011 (veja ao lado) e do atentado a bomba ao Fórum de Rio Claro, em janeiro.

No início da semana, o TJ informou que também deverão ser instalados sistemas de monitoramento por câmera, controle de entrada e saída dos prédios e instalação de identificação digital. Estacionar o carro ao redor dos fóruns, por exemplo, será proibido. Em reunião com a prefeitura de São José dos Campos, o juiz diretor, José Loureiro Sobrinho, já pediu a fiscalização de agentes de trânsito na área. "Hoje ninguém respeita."

Um novo fórum, já pronto, está para ser inaugurado em São José. Sua inauguração já foi cancelada cinco vezes. "Já sofremos atentado a bomba em 2006", criticou o juiz diretor. A nova data de abertura, para o TJ-SP, é 9 de novembro. /G.M.

Em 12 de junho de 2011, três bandidos invadiram o Fórum de São José dos Campos na madrugada, dominaram o único vigia, arrombaram a sala de munições e levaram 200 armas. Os bandidos foram presos e as armas, recuperadas. Depois disso, o TJ determinou retirada de arma e munição de fóruns - onde eram guardadas como prova.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.