Foto do(a) blog

Histórias e curiosidades do jeito de viver nos condomínios de SP

Seu condomínio em 2017

PUBLICIDADE

Por Angélica Arbex
Atualização:
 Foto:

Mas o que isso tem a ver com você? Um dos R$ 6 milhões de paulistanos que viveem um apartamento e que acha que seu condomínio só sobre, sem saber direito o que recebe em troca do boleto com letras miúdas pago mensalmente. Afinal, o que você recebe em troca da cota de condomínio? E por que um prédio com nenhum lazer na área comum, com estrutura simples pode ter um condomínio mais alto do que aquele super condomínio clube do final da rua?

PUBLICIDADE

É uma conta meio difícil de fazer, mas agora, na época de olhar pra esse orçamento, essa conta interessa mais a você, do que dá pra imaginar. Primeiro, condomínio é um serviço. Com a taxa paga você recebe em troca limpeza, segurança, manutenção e conservação das áreas comuns, da fachada, do seu patrimônio. Segundo e muito importante: condomínio é uma conta de somar e dividir. Todas as despesas somadas são divididas pelo número de apartamentos e a partir daí é calculada a sua cota condominial. Por isso, o seu condomínio, que não oferece nada na área comum, mas que só é compartilhado apenaspor15 famílias, sempre será mais alto do que aquele condomínio clube, com duas torres e 150 famílias dividindo o espaço e a conta.

Com o que você paga de condomínio são pagos salários e encargos dos empregados, contratos de manutenção, contas das concessionárias, seguros, despesas administrativas gerais e, num condomínio equilibrado, um tanto deve ser guardado para a valorização patrimonial. Por que aí é que esta a diferença de quanto seu apartamento vale hoje e quanto ele valerá em 5 ou 10 anos.

O que fará o seu apartamento valer mais ou valer menos é a forma como ele é cuidado. É por isso que aquele papel do elevador, convidando você para uma reunião onde a prestação de contas é aprovada, e o orçamento para o próximo período é votado precisa entrar na sua pauta. Mais do que quanto o condomínio vai subir, se é caro ou barato, a discussão que realmente vale participar é fora o dia a dia, como esse dinheiro será empregado. Qual é o planejamento para o ano, quais problemas serão resolvidos e principalmente, há, de fato,um planejamento? Esse é um encontro do qual vale a pena participar. Assim como o planejamento deno escritório, ou a reunião com os professores dos filhos. A vida coletiva pressupõe, antes de mais nada, decisões que representem a maioria. Você pode escolher: ou participa, vota, interage, propõe; ou fica sabendo depois o que ficou decidido quando receber seu próximo boleto mensal.

 

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.