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Sabesp comete erro em medição e consumidor sai prejudicado

Wagner Ruffo recebeu uma conta de água R$ 100 mais cara do que o de costume mesmo sem ter aumentado o consumo. Ligou para a Sabesp e descobriu que a medição havia sido realizada de maneira equivocada.

Por André Cáceres
Atualização:

Sabesp admite erro em medição e reembolsa consumidor. Foto: Nilton Fukuda/Estadão

Procurada pela reportagem do Estadão, a empresa enviou um funcionário ao local novamente, reconheceu o engano cometido durante a inspeção e se prontificou a ressarcir o valor cobrado indevidamente do consumidor.

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Reclamação do leitor: "Percebi um valor muito acima do normal no débito em minha conta corrente referente à conta de água do mês de junho, a qual não foi entregue em meu endereço. Fotografei no dia 25 de junho o registro com os numerais 1.529. Ao ligar para a Sabesp e solicitar quais numerais foram registrados pelo agente leitor, fui informado que, na data da leitura, ocorrida então mais de uma semana antes, foi registrado o numeral 1.532. Nesse caso, tive um absurdo aumento no consumo médio de 18m³ para 27m³, ocasionando um valor excedente de cobrança em mais de R$ 100,00. Como fica o ressarcimento do valor cobrado a mais?"

Resposta da Sabesp: "Em resposta à reclamação do Sr. Wagner Ruffo, informamos que nosso técnico esteve no imóvel e verificou a leitura atual do medidor, constatando o equívoco na leitura realizada em 14/06/16. Esclarecemos ainda que a conta emitida e paga com 27m³, referente a junho de 2016, será recalculada para 17m³, e o valor cobrado a mais reembolsado através de depósito em conta corrente, conforme pleiteado pelo cliente. Pedimos desculpas pelos transtornos causados ao mesmo e comunicamos que foi realizada a reorientação do empregado envolvido."

Comentário do leitor: "A Sabesp enviou um técnico à minha residência para verificação do numeral no registro de entrada de água. Após a constatação, o técnico fez alguns questionamentos, preencheu um formulário e foi embora. Acabo de receber uma ligação da Sabesp informando que o valor apurado e cobrado a maior em conta do mês de junho de forma equivocada foi depositado em minha conta corrente nos termos do art. 42 do Código de Defesa do Consumidor."

Envie suas dúvidas Mande uma mensagem para o e-mail spreclama@estadao.com ou por WhatsApp para o número (11) 97069-8639. Nossa reportagem vai apurar a denúncia e apresentar a resposta no blog Seus Direitos, um espaço voltado ao cidadão e ao consumidor.

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