PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog voltado ao cidadão e ao consumidor

Recebeu um boleto por e-mail? Atenção: pode ser uma fraude

Crime é cometido na internet com o auxílio de um vírus que rouba dados bancários; outra possibilidade se dá quando o cliente efetua o pagamento de um boleto falso

Por André Carmona
Atualização:

 Foto: divulgação

 

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) alerta os consumidores para tomarem cuidado com o pagamento de contas e compras por boleto gerado na internet. Como a transação é bastante comum, criminosos aproveitam para criar formas de fraudar os boletos. O especialista em Direito Digital Eduardo Moreth explica ao STJ que o dinheiro pode ser roubado de duas maneiras:

PUBLICIDADE

  1. A primeira é quando o cliente recebe e faz o download de um boleto contaminado por um vírus chamado Cavalo de Troia. Ele invade o computador e capta diversos dados -inclusive bancários - que são enviados ao criminoso. A partir daí, conta bancária e outras informações podem ser acessadas e fraudadas.
  2. Um outro tipo de golpe acontece quando o cliente recebe um boleto falso. Quando o pagamento é efetuado, o dinheiro cai não na conta da empresa com quem o cliente teve relação comercial, mas do criminoso que aplicou o golpe.

 

Como se prevenir?

Para evitar essas situações, é importante manter o antivírus do computador atualizado, ligar para o banco confirmando os dados da fatura e, caso a fraude seja confirmada, comunicar à polícia.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.