Por Jerusa Rodrigues
A Proteste Associação de Consumidores enviou ofício à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) solicitando esclarecimentos sobre a metodologia utilizada na pesquisa de avaliação dos serviços de telecomunicações divulgada nesta quarta-feira (24/4). Ela questiona como o setor campeão de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor pode ter avaliação positiva.
A pesquisa da Anatel avaliou diversos níveis de percepção dos consumidores sobre os serviços de telefonia fixa, celular, TV por assinatura e banda larga associada a esses serviços. O resultado mostra que mais da metade dos usuários de telefone celular pós-pago se mostrou indiferente em relação aos serviços; assim como 42% dos usuários da banda larga e 40% na telefonia fixa. Metade de usuários de telefonia fixa considera o serviço regular ou ruim.
A avaliação dos telefones públicos - única em que as entrevistas foram feitas pessoalmente - foi a que refletiu melhor a realidade, defende a Proteste. Apenas 1,1% considera o serviço satisfatório; cerca de 45% se disseram insatisfeitos; 5,2% estão totalmente insatisfeitos e 48,7% o consideram regular.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Proteste