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Procons registraram 2,4 milhões de reclamações em 2014; veja números

Empresas de telefonia e bancos foram as mais reclamadas no ano passado, principalmente por cobranças ou má qualidade dos produtos ou serviços

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Por Marco Antônio Carvalho
Atualização:

Os Procons brasileiros registraram mais de 2,4 milhões de reclamações de consumidores ao longo de 2014. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 9, e trouxeram empresas de telefonia e bancos no topo da lista de protestos dos clientes.

Somadas, as reclamações contra telefonia fixa, móvel e contra instituições financeiras, que sãos as três mais representativas da lista, chegam a 26,3% do total. Em números absolutos, foram 623.706 consumidores protestando por algum problema enfrentado com empresas dessa áreas.

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Dentre os 2,4 milhões de reclamações, 62,7% foram denúncias contra problemas e os outros 37,3%, consultas e orientações prestadas pelos Procons.

Os números foram apresentados pela Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, e integram o boletim do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). O documento traz uma análise sobre os assuntos mais demandados em âmbito nacional e por cada estado.

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De acordo com o boletim, o principal problema enfrentado pelos consumidores foi com cobrança, com 844.052 casos. No ranking, problemas na oferta e má qualidade do produto ou serviço completam as três razões mais comuns para reclamações.

A secretária nacional do consumidor, Juliana Pereira, ressaltou a importância do trabalho dos Procons. "Os dados de resolutividade demonstram o quanto os Procons tem uma atuação estratégica para solução de conflitos de consumo evitando assim que as demandas cheguem ao Poder Judiciário. Por isso é muito importante reconhece-los como um espaço de cidadania e de acesso justiça", declarou em nota enviada à imprensa.

O Sindec é o sistema  informatizado que integra o atendimento realizado por Procons de 26 estados, do Distrito Federal e de 336 municípios. Como vários destes Procons contam com mais de uma unidade, o Sistema abrange 641 unidades espalhadas por 440 cidades brasileiras.

Reclame. Já no consumidor.gov.br, plataforma estatal para reclamação de consumidores, foram registrados 50 mil atendimentos. A iniciativa começou a funcionar em julho do ano passado. Atualmente, ela conta com 52 mil usuários cadastrados e 228 empresas credenciadas. O consumidor.gov.br é um serviço público para solução alternativa de conflitos de consumo na internet, monitorado pelos órgãos de defesa do consumidor e pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça.

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