PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog voltado ao cidadão e ao consumidor

Falta de sinalização traz riscos a moradores

Há 3 meses aguardo vistoria da via pela CET, reclama o leitor

Por Luciana Magalhães
Atualização:

 

Reclamação do leitor: No dia 21/6 foi enviada uma solicitação para a Prefeitura e CET,  uma análise para construção de lombadas e sinalizações visíveis na Rua Filipe Galvão, na Penha. Essa rua possui dois grandes declives e, além disso, foram construídos vários condomínios residenciais. Por conta da entrada e saída dos condomínios, o movimento aumentou e a via se tornou perigosa. Até o momento não apareceu nenhum responsável para avaliar a via e sinalizar o local. Vamos esperar até quando? Robinson Redondo / São Paulo

 

PUBLICIDADE

Resposta: A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informa que foi elaborado projeto de sinalização horizontal e vertical para a Rua Filipe Galvão, prevendo a pintura de 9 faixas de pedestres, legendas "ESCOLA" e "DEVAGAR", e a implantação de placas advertindo os motoristas da existência de área escolar e do  declive acentuado na via. Já em relação à implantação de lombadas, a CET esclarece que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 94, proibiu a utilização de ondulações transversais (lombadas) e de sonorizadores como redutores de velocidade. As lombadas existentes em vias onde as características geométricas atendessem às exigências do novo Código puderam ser mantidas e foram homologadas. Já a implantação de novas lombadas na cidade segue os critérios previstos pela Resolução 39/98 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), como  volume de tráfego, índice de acidentes, geometria da via e tipo de pavimento. A implantação deste tipo de dispositivo em local inadequado, como na Rua Filipe Galvão, constitui um fator potencial de acidentes, caracterizando-se como um obstáculo à livre circulação da via, além de favorecer a ocorrência de rachaduras nos imóveis das imediações. Ressalta que o referido projeto de sinalização será implantado conforme o cronograma de serviços da empresa.

 

Réplica do leitor: Não concordo com a resposta da CET em razão de recentemente a Prefeitura recapear o asfalto e reformar as lombadas existentes na Rua Gilda, na Vila Esperança, local próximo do endereço solicitado. Além disso, na Rua Gilda, não existe um forte declive se comparado à Rua Filipe Galvão.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.