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Evite problemas ao comprar no Black Friday

Professor de Direito do Consumidor do Mackenzie, Bruno Boris,  dá dicas de como agir para não ser enganado nesse dia

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Por Jerusa Rodrigues
Atualização:

 

 Foto: Estadão

 

 

1) Pesquise os preços A primeira dica é prestar atenção nos preços dos produtos. Antes de adquirir por impulso, o consumidor deve saber qual é o valor dele no mercado para, no dia, saber se o desconto é interessante ou não.

 

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2) Conheça o fornecedor Outro ponto se refere a quem comercializa esses produtos. É preciso saber onde está comprando. Há tanto sites de grandes fornecedores notórios conhecidos dos consumidores, como  os não conhecidos, mas que comercializam com preços convidativos. E há sites que  vendem produtos de origem duvidosa, não lícita. É preciso tomar cuidado com tudo isso.

 

Fique alerta: quando o valor oferecido por uma mercadoria é excessivamente baixo, fora da realidade, pode ser um sinal de golpe. Por isso é preciso verificar a origem do site, ver se há reclamações  nos Procons, sites de defesa do consumidor, etc.

 

3) Devolução e troca Outra dica se refere à troca de produtos e ao Código de Defesa do Consumidor (CDC). Muitos pensam que o CDC não se aplica a produtos promocionais, o que não é verdade. Os direitos são os mesmos. Entre eles está o direito de arrependimento (art. 49 do CDC), de troca ou devolução 7  dias depois da compra fora do estabelecimento comercial.

 

* foto: Nilton Fukuda/Estadão Conteúdo, 29/11/13.

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