PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog voltado ao cidadão e ao consumidor

Cuidados ao comprar um imóvel

'É necessário que o consumidor tenha cuidado para não assumir uma dívida superior à sua capacidade de pagamento' , diz a coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci

Por Luciana Magalhães
Atualização:

 

Por Luciana Magalhães*

 Foto: Estadão

1) Qual o primeiro critério a ser avaliado na escolha do imóvel?

 É preciso cuidado para não escolher um imóvel e assumir uma dívida superior à sua capacidade de pagamento. Também é importante avaliar a expectativa familiar. Quem pensa em ter filhos, deve buscar um imóvel com maior número de dormitórios.

 

PUBLICIDADE

2) E quando o imóvel está na planta?

Publicidade

É importante considerar alguns riscos deste tipo de empreendimento. Para reduzir eventuais ameaças, informe-se sobre a construtora e a planta. Podem ocorrer atraso da obra e até falência da construtora.

Antes de dar qualquer tipo de sinal ou entrada, certifique-se na Prefeitura de que a planta foi aprovada e no Cartório de Registro de Imóveis se há registro da incorporação do empreendimento. Desta forma, saberá se não há hipoteca ou dívidas que possam comprometer o negócio.

Atenção com o Memorial Descritivo, que é obrigatório, de acordo com a Lei de Incorporações Imobiliárias - 4591/64. É nele que constam todos os detalhes referentes aos materiais utilizados na obra. Com esse memorial, o comprador estará ciente, por exemplo, do tipo de piso da sala, se a construtora colocará granito nos banheiros, enfim, tudo a respeito do material que será empregado na construção.

O comprador deve consultar se a empresa registrou o Memorial Descritivo da obra no Cartório de Imóveis; checar se há ações na Justiça contra a construtora; acompanhar a construção da propriedade, dentre outras providências. Esses cuidados ajudarão a evitar problemas após a entrada no imóvel.

Analise o Memorial Descritivo do conjunto e de cada uma das unidades de um condomínio vertical (edifício de apartamentos) ou horizontal (casas).

Publicidade

As alterações do Memorial Descritivo só podem ser feitas por decisão de assembleia de condôminos, respeitada a opinião do construtor quanto à sua viabilidade, pois podem prejudicar a segurança do imóvel.

 

PUBLICIDADE

3) E se a construtora atrasar a entrega do imóvel?

Isso configura descumprimento contratual, o que dá ao consumidor o direito de pleitear indenização pelos prejuízos que tal atraso lhe tenha acarretado. Por exemplo, arcar com aluguel por um período muito maior do que o planejado, dentre outras situações. Antes de assinar o contrato, consulte um órgão de proteção ao consumidor ou um advogado que atue na área.

Atenção com a entrega incompleta. Para evitar multas e começar a cobrar as taxas de condomínio, é comum que as construtoras entreguem as chaves ao comprador mesmo sem finalizar o imóvel. Nesses casos, ele não deve aceitar, e sim exigir que a obra seja concluída. É um direito do consumidor exigir exatamente o que comprou, no prazo certo.

Se a construtora não cumprir com seus compromissos, isso não quer dizer que o comprador possa fazer o mesmo. Ou seja, não pode interromper o pagamento das parcelas pactuadas por não ter recebido as chaves. A obrigação do comprador não é eliminada pelo atraso do vendedor. Então, para cobrar seus direitos, é importante continuar com os pagamentos em dia.

Publicidade

 

 4) Devo contratar o seguro habitacional?

 Ao contratar um financiamento imobiliário, a legislação determina que também se adquira dois seguros. Eles funcionam como uma proteção, caso algum dos eventos cobertos aconteça. Com esses seguros, o mutuário não receberá nenhuma indenização, já que ambos são voltados especificamente para o contrato de financiamento imobiliário.

O seguros são o MIP (Morte e Invalidez Permanente) e o DFI (Danos Físicos dos Imóveis).

O seguro MIP geralmente cobre os riscos de morte, invalidez permanente por acidente e por doença. É quase um seguro de vida, mas tem as suas peculiaridades, pois foi criado para garantir a quitação ou amortização do saldo devedor.

Vejamos um exemplo: imóvel financiado por um casal e, no meio do contrato, um dos cônjuges falece. O banco irá apurar qual era a importância da renda do falecido no financiamento. Se fosse responsável por 60% do valor da prestação mensal, a seguradora quitaria 60% do financiamento no banco credor. O restante seria assumido pelo outro cônjuge.

Publicidade

As principais exclusões neste seguro são:

- Incapacidade temporária do segurado; despesas médicas; diárias médicas e hospitalares; encargos de farmácia; honorários para intervenções cirúrgicas; despesas de remoção e correlatas;

- Doença manifestada em data anterior à assinatura do contrato de financiamento, bem como decorrente de eventos resultantes de acidente pessoal, ocorrido em data anterior à da assinatura do referido contrato;

- Morte ou invalidez total e permanente decorrente de ato terrorista;

- Morte ou invalidez total e permanente decorrente de epidemias e pandemias oficialmente reconhecidas por autoridade competente, nacional ou internacional;

Publicidade

- Morte ou invalidez total e permanente resultante de terremoto ou maremoto, furacões, ciclones, erupções vulcânicas e outras convulsões da natureza.

 

Já o DFI  tem o objetivo de proteger o imóvel financiado. No caso de evento externo que ocasione danos parciais ou totais à edificação, reporá a condição do imóvel anterior ao sinistro.

Em sua grande maioria, oferece cobertura para os prejuízos decorrentes de incêndio, desmoronamento, destelhamento, inundação/alagamento e vendaval. Contudo, somente as paredes da sua casa terão cobertura. Móveis e aparelhos - televisão e sofá, por exemplo - não são cobertos. Por isso, se você tiver um imóvel financiado, contrate somente o seguro residencial para o conteúdo da sua casa, já que a estrutura (paredes) será garantida pelo DFI.

Este seguro não cobre os prejuízos decorrentes de danos decorrentes de má utilização, falta de conservação ou desgaste do imóvel, de erros de projeto e danos decorrentes de vício de construção.

Assim como os demais do mercado, o DFI leva no máximo o prazo de 30 dias para prover a indenização ou reposição do bem.

Publicidade

 

A Proteste tem uma cartilha onlineda casa própria disponível no site. Ela pode ser baixada pelo link: cartilha-proteste-casa-própria.

 

Fonte:  Maria Inês Dolci coordenadora institucional da Proteste Associação de Consumidores

*versão ampliada de texto publicado na versão impressa de O Estado de S. Paulo, em 29/9/2014.

Foto: Epitácio Pessoa/AE

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.