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ANS divulga nota das operadoras de saúde

Consumidor deve refletir e saber o que está contratando, diz presidente da agência

Por Jerusa Rodrigues
Atualização:
 Foto: Estadão

 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou hoje (19/11) o resultado do programa de Qualificação das Operadoras 2014 - ano base 2013, com a avaliação do desempenho de 1,2 mil operadoras de planos de saúde do País.

 

O consumidor poderá consultar os dados completos  do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS)  -  conhecido como  "nota" das operadoras -  pelo site da ANS.

 

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O objetivo dessa divulgação, segundo nota da ANS, é  "conferir maior transparência, facilitar a escolha do consumidor sobre o plano que irá contratar ou possibilitar que ele cobre pelos serviços já contratados".

 

O IDSS é contabilizado a partir da análise dos seguintes fatores nas empresas: a atenção à saúde;  a situação econômico-financeira;  estrutura e operação; e satisfação dos beneficiários.

 

O resultado do IDSS mostra que o setor mantém o mesmo comportamento nos últimos três anos.

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"Esse conjunto de informações que estamos divulgando hoje faz parte dos compromissos institucionais que a ANS tem com o acesso à informação, a transparência e o estímulo à qualificação e à concorrência entre as operadoras. O consumidor nunca deve comprar um plano de saúde por impulso. Ele deve refletir, procurar seus direitos e se informar sobre aquilo que está contratando para que ele possa fazer melhores escolhas", disse o diretor-presidente da ANS, André Longo.

 

"O Índice de Desempenho das operadoras e o painel de Dados Integrados da Qualidade Setorial são instrumentos que fornecem ao consumidor o acesso a informações qualificadas, que dão a ele a oportunidade de escolher um plano, avaliar esse plano ou optar por outro que seja o mais adequado e com melhores características de acordo com o que ele precisa", completou a diretora de Desenvolvimento Setorial da Agência, Martha Oliveira.

 

 

Para a  Proteste Associação de Consumidores é essencial o consumidor consultar a avaliação da operadora antes de contratar um plano. "Comparar o desempenho delas evita dor de cabeça futura com uma empresa mal avaliada e com problemas econômicos que pode significar piora no atendimento e nos serviços prestados, com redução da rede credenciada e demora na marcação de consultas, exames e outros procedimentos médicos", defende a associação em nota.

 

 

No portal da ANS, o consumidor pode pesquisar pela operadora ou ver a lista completa.

*imagem: página do site da ANS

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