PUBLICIDADE

MPE abre inquérito para investigar vídeos com 'Temer Jamais!' na Virada Cultural

A partir de representação do PMDB, promotora questiona gestão Haddad sobre critérios de escolha de artistas e quem operava telões

Por Fabio Leite
Atualização:

O Ministério Público Estadual (MPE) abriu inquérito civil para investigar a "utilização de shows da Virada Cultural para manifestação político-partidária" contra o presidente em exercício, Michel Temer (PMDB). Durante o evento promovido pela gestão do prefeito Fernando Haddad (PT), entre os dias 20 e 22 de maio, os telões de vários palcos exibiram a mensagem "Temer Jamais!", em protesto contra o peemedebista que acabara de assumir a Presidência da República após o afastamento de Dilma Rousseff.

PUBLICIDADE

A investigação será conduzida pela promotora de Justiça Karyna Mori, da Promotoria do Patrimônio Público e Social, a partir de uma representação feita logo após o evento pelos vereadores Ricardo Nunes, George Hato e Nelo Rodolfo, da bancada do PMDB na Câmara Municipal, ao procurador-geral de Justiça de São Paulo, Gianpaolo Smanio. Os parlamentares acusam Haddad de "uso da máquina pública municipal para incitar a população contra o presidente em exercício", hoje adversário político do PT, partido do prefeito.

Show de Criolo foi um dos que tiveram protesto. FOTO: Rafael Arbex/Estadão Foto: Estadão

Na ocasião, a gestão Haddad, que investiu cerca de R$ 15 milhões na Virada Cultural, informou em nota que quaisquer manifestações ocorridas durante o evento foram de iniciativa e responsabilidade dos artistas e do público presente. Segundo a representação, os protestos contra Temer teriam ocorrido nos palcos instalados na Avenida São João, Praça da República, Praça Júlio Prestes e Avenida Rio Branco.

A promotora já notificou a Prefeitura para que a gestão Haddad esclareça qual foi a forma de seleção e o objeto dos contratos dos artistas que participaram da Virada Cultural, se eles têm alguma ligação político-partidária com a administração municipal e se não existe uma cláusula que proíba conteúdos político-partidários nos shows.

Karyna quer saber ainda quem foram as pessoas responsáveis pela operação dos telões e inserções dos conteúdos contra Temer e pediu cópia digitalizada dos contratos dos artistas Criolo, Banda Bixiga 70, Detonautas, Nação Zumbi, MC Bin Laden, Banda Cidadão Instigado e das cantoras Céu e Elza Soares, cujos shows tiveram manifestações contrárias ao presidente em exercício.

Publicidade

"O prefeito mentiu quando disse que não teve responsabilidade sobre as manifestações políticas na Virada Cultural. Fez campanha contra o presidente Temer com dinheiro público. É um funcionário da Prefeitura que controlava os telões e a Prefeitura quem contratou os artistas", disse o vereador Nelo Rodolfo (PMDB), um dos autores da representação.

Procurada sobre a instauração do inquérito, a gestão Haddad informou que "reitera que todas as manifestações que ocorreram na Virada Cultural foram de iniciativa de dos artistas, da produção dos espetáculos e do público em geral" e que "a Prefeitura não tem nenhum envolvimento nisso." Ainda segundo a administração, a gestão "não poderia proibir as manifestações espontâneas".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.