Estadão - Portal do Estado de S. Paulo

São Paulo

São Paulo » Ao lado de Doria, Lobão critica aliança com partidos por tempo de TV

São Paulo

Ao lado de Doria, Lobão critica aliança com partidos por tempo de TV
As informações e opinões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

São Paulo

JOãO DORIA

Ao lado de Doria, Lobão critica aliança com partidos por tempo de TV

Eleito com apoio de 13 siglas e 30% do horário eleitoral, prefeito convidou cantor para estreia de talk show ao vivo pelo Facebook

0

Bruno Ribeiro e Fabio Leite

23 Fevereiro 2017 | 22h20

Lobão em ato contra Dilma. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Lobão em ato contra Dilma. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Convidado pelo prefeito paulistano João Doria (PSDB) para a estreia de seu talk show semanal transmitido ao vivo pelo perfil no Facebook, o cantor Lobão cometeu uma gafe ao criticar, ao lado do tucano, alianças partidárias feitas nas eleições para obter maior tempo de TV durante a propaganda eleitoral.

O tucano foi eleito no primeiro turno nas eleições municipais de 2016 com uma coligação composta por 13 partidos que lhe renderam 30% dos 10 minutos de exposição divididos entre 11 candidatos. Obtida com apoio do governador Geraldo Alckmin (PSDB), a coligação foi a maior já registrada nos pleitos a prefeito da capital e o tempo de TV e inserções o maior na disputa do ano passado.

“Tem uma coisa que eu acho um absurdo nesse negócio de horário eleitoral. Você faz alianças e tem 30 minutos para um cara e 20 segundos para outro. Isso é uma coisa que, para o eleitor, ele quer saber, em tempo dividido equanimamente, o que cada candidato tem a dar e não um candidato que fica 40 minutos falando uma coisa e o outro candidato falando meu nome é fulano e tchau”, disse Lobão.

Doria sorriu e disso que “isso tem de ser reavaliado” em uma reforma política. “Sou favorável também ao debate, acho o debate construtivo, abrir mais tempo para o debate, sempre de maneira equânime e equilibrada. E dar acesso a todos. É muito ruim impedir acesso de candidatos ao debate”, completou o prefeito, com quem Lobão já havia trocado elogios no início da transmissão.

Presidência. O tema surgiu depois que Lobão perguntou a Doria sobre a possibilidade dele ser candidato a presidente da República em 2018. “Eu fui eleito para prefeitar, fui eleito para ser prefeito da cidade de São Paulo. É o que eu tenho de fazer, a minha missão é aqui”, respondeu o tucano, que também descartou disputar a reeleição em 2020.

Na sequência, Doria sugeriu qual seria o motivo do seu nome começar a ser cotado para a corrida presidencial no ano que vem. Além dele, o PSDB tem como possíveis candidatos o governador Geraldo Alckmin, padrinho político do prefeito e o senador Aécio Neves, além de José Serra, que deixou recentemente o cargo de ministro das Relações Exteriores por problemas de saúde.

“Cinquenta e três dias de Prefeitura tem dado, evidentemente, essa visibilidade, exatamente porque nós estamos fazendo coisas diferenciadas, corajosas, e isso se espalhou pelo Brasil afora. Fico muito feliz de ser lembrado, inclusive nas pesquisas que estão sendo realizadas e que colocam o nosso nome nesta condição. Mas eu não sou candidato à Presidência da República e nem sou candidato a governador do Estado de São Paulo. Sou candidato a ser um bom prefeito na cidade de São Paulo”, completou.

Abandono. Entusiasta do estilo de Doria na gestão municipal, Lobão disse que “o brasileiro está carente de candidato” e que há “uma certa deturpação da ordem pública”, mas acabou criticando políticos que largam o mandato no meio para disputar outro cargo. “Você está há dois anos na Prefeitura e desestrutura todo um esquema para se candidatar a um outro cargo, isso não tem o menor cabimento”, afirmou o cantor.

A transmissão foi assistida por mais de 10 mil pessoas em tempo real e, menos de uma hora depois, já registrava mais de 300 mil visualizações. Doria respondeu a perguntas feitas em seu perfil no Facebook por alguns dos quase 2 milhões de seguidores sobre privatizações, programa leve-leite, transporte escolar, asfalto, fiação elétrica e jardim vertical.

Encontrou algum erro? Entre em contato

0 Comentarios