Itu restaura ‘mercadão’ construído por Ramos de Azevedo em 1905
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Itu restaura ‘mercadão’ construído por Ramos de Azevedo em 1905

José Tomazela

27 Março 2018 | 13h15

A prefeitura de Itu realiza licitação para restaurar o prédio do Mercado Municipal, importante componente arquitetônico do centro histórico da cidade turística. O prédio, inaugurado em maio de 1905, foi projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, autor de obras famosas, como o Teatro Municipal de São Paulo.
Conhecido como “mercadão”, o edifício é tombado pelo patrimônio histórico paulista e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), mas está em estado precário de conservação. As obras, orçadas em R$ 4,8 milhões, serão realizadas com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), órgão estadual de apoio ao turismo.
O projeto, aprovado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) e pelo Iphan, deve ser executado em 20 meses, a contar do início das obras. A restauração será feita em conformidade com o grau de tombamento e atingirá os 16 boxes, além de banheiros e alas de circulação. O prédio vai ganhar ar condicionado central.
De acordo com o prefeito Guilherme Gazzola, o novo foco será a boa gastronomia, além do escoamento da produção de agricultores e granjeiros do município. “O mercado municipal é um tradicional ponto de encontro da população, mas está precisando dessa intervenção. Com ela, vamos transformar o mercado em grande atrativo turístico, não só para a nossa população, mas também para os visitantes”, disse. Os atuais comerciantes terão de realocar suas atividades durante a execução do projeto.

Projeção do Mercado Municipal após o restauro. Prefeitura de Itu – divulgaçao

Mais conteúdo sobre:

ItuMercado MunicipalCondephaatIphan