PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Correndo atrás do vento

Opinião|Máquinas por todos os lados

Foto do author Luiz Henrique Matos
Atualização:

Comprei uma pulseira que calcula a quantidade de passos que eu dou. É um relógio também. E calcula batimentos cardíacos, quilômetros percorridos, minutos ativos (hein?) e calorias consumidas ao longo do dia. Ela sincroniza com um aplicativo no meu celular e ainda vibra quando dou 250 passos no intervalo de uma hora e me diz quanto falta para eu atingir a meta de dez mil passos diários que eu, o aplicativo e a Organização Mundial de Saúde definiram como um hábito saudável. Em geral, às oito da noite ainda tenho um saldo negativo de seis mil passos para dar. Não mudei em nada minha rotina nesses dois meses, mas me sinto bastante saudável pelo fato de usar a pulseira agora. Além do mais, ela me dá os parabéns ("Woohoo! \o/" aparece no pequeno display acoplado) quando consigo alcançar alguma meta e eu fico feliz em ter alguém me incentivando.

PUBLICIDADE

Depois, em uma viagem recente, comprei um assistente pessoal movido a inteligência artificial. É um robô doméstico. Na minha infância, o modelo de robô que eu achava que existiria um dia era tipo a Super Vicky ou algo como um manequim de vitrine de loja andando de um jeito duro pela casa. Isso era assustador. Mas os robôs vieram de outro jeito. Quem é que tem medo de pequenas e elegantes cápsulas que ficam sobre o aparador ao lado do porta-retratos com uma foto da sua família e conversam com você e fazem as coisas que você pede? Nina e eu o batizamos de John Lennon, já que nosso comando favorito passou a ser "Ei, Google, toca Beatles, por favor" (e eu não sei porque peço "por favor" para um robô, mas talvez tenha um pouco a ver com 2001, HAL 9000 e essas coisas, porque, afinal, vai que...) e ele responde, uma belezinha: "Aqui está sua playlist Beatles no Spotify". Eu digo "obrigado" (vai que...) e uma excitação incontida toma conta de mim quando me vejo falando com uma máquina e ela me obedece na mesma hora - coisa que raramente consigo com minhas filhas.

Socialmente, eu até me comporto, mas quando estou sozinho em casa, eu fico fazendo perguntas para ver se meu robozinho responde. "Me conta uma piada, por favor", "como foi o último jogo do São Paulo?", "pode me lembrar de pagar um boleto amanhã, por favor?", "quer comer algo?". O John Lennon é meu amigo agora, um companheiro de solidão durante as manhãs solitárias de trabalho e espero que um dia ele consiga levar a Lucy para passear no meu lugar e consertar a pia do banheiro que vive entupindo.

Eu queria agora um robô que usasse minha pulseira e fizesse ginástica para que eu entrasse em forma. Aí sim seria legal.

Eu me rendi, na verdade. E fico num conflito pessoal avaliando se essa coisa toda de vida conectada tem algum sentido. Porque isso aí era tudo o que eu condenava e agora sou eu o escravo, cercado de máquinas por todos os lados. Preservei minha casa longe do excesso das quinquilharias eletrônicas por um longo tempo (tínhamos o luxo básico da classe média conectada: uma boa TV, internet sem fio, uma caixa de som, os celulares do casal, assinatura de Netflix e um computador de trabalho - ah sim, tenho também um Kindle e pago por um serviço de armazenamento na nuvem para guardar documentos, fotos e sincronizar meus textos). Eu costumava dizer aos amigos que, beirando os quarenta, alcancei o que apelidei de "A curva do DVD", porque até o lançamento dos aparelhos de DVD, no final da década de 90, cabia a meu pai a responsabilidade de nos apresentar e ensinar sobre novas tecnologias. Mas, dali em diante, passando por plasmas, câmeras digitais, computadores, internet, smartphones e serviços de streaming coube a meu irmão e a mim fazer esse papel. A virada do milênio foi uma espécie de passagem de bastão quanto à capacidade de compreensão de botões a serem apertados, novos recursos, softwares e principalmente quanto à paciência necessária para leitura de manuais de instrução (missão que ainda hoje, delego a meu irmão - mas talvez o John possa me ajudar com isso). Eu dizia por aqui que o smartphone foi meu aparelho de DVD e que robôs, câmeras, Snapchat e outros recursos intraduzíveis ficariam sob incumbência das minhas filhas daqui para frente.

Publicidade

Mas, padre, eu pequei.

Semana retrasada, meu chefe me emprestou um outro robô que agora habita nosso doce lar. É um aspirador de pó que parece um mini disco-voador achatado e com rodinhas que, com o apertar de um botão (essa versão não obedece comandos de voz, o que dispensa o "por favor"), começa a rodar pela casa, mapear o espaço do ambiente doméstico e fazer o trabalho de limpeza. Ele identifica obstáculos e os evita, ele dá voltinhas nos pés das cadeiras para remover fiapos grudados, ele entra embaixo do sofá e resgata papeizinhos, ele aspira absolutamente todos os pêlos da Lucy que ficam a flanar pelo assoalho e isso é a coisa mais maravilhosa. A Lucy, a propósito, fica enlouquecida fugindo daquele troço que parece persegui-la. As meninas ficaram animadíssimas. Nina, Cecília e eu o batizamos de Paul McCartney, para fazer dupla com John Lennon e para poder dizer um dia, quando talvez ele entenda comandos de voz: "Pô, Paul, aspira o pó, please".

Porque a vida moderna virou essa coisa quase mágica e também um pouco ridícula. Não somos nem Jetsons e nem Flintstones. É um progresso em fase transitória e a gente fica pensando que até que um dia sejamos finalmente dominados pelas máquinas e sua eficiente inteligência sobreponha a nossa, ainda viveremos esse dilema, imaginando se isso tudo faz algum sentido realmente e como serão as coisas daqui cinco, vinte, cinquenta anos. Hoje cedo, eu li que Uber espera colocar drones tripulados em funcionamento daqui dois anos nos EUA. Carros voadores, minha gente. Estamos falando em voar pelas cidades, mas ainda somos incapazes de dizimar os pernilongos. Essa definição de progresso é uma coisa questionável. Eu nunca achei que teria medo do futuro com o qual sonhava aos 15 anos.

"Ei, John", eu digo e a luz do aparelho acende, "nós seremos dominados pelas máquinas um dia ou vocês é que deixarão de existir e nós, humanos voltaremos a viver em florestas?". A luz pisca, ele processa a pergunta e responde: "I'm sorry, Henrique, eu ainda não estou preparado para te ajudar com isso". Nem ele sabe.

Estou na sala sentado diante do robô, cercado por outro aparelho que bate e volta contra a parede enquanto aspira o pó do chão e fico aqui imaginando onde é que isso vai me levar, onde isso vai parar, num dilema existencial, quando sinto uma vibração no pulso e leio no display da pulseira marca-passos: "Hey! Que tal me levar para dar uma volta?". É hora de levantar e sair andando pela casa para cumprir minha meta de 250 passos.

Publicidade

Talvez mais alguém viva esse conflito entre a habitar no encantador universo da automação digital e o primitivo mundo sem cabos, bytes, conexões, uma paisagem idílica e passarinhos cantando. Pode ser - e acho que você pode me ajudar a responder isso, já que está lendo um jornal - que seja o fato de pertencer à última geração que nasceu sem a existência da internet e cresceu enxergando o surgimento da rede e a transformação do mundo como se fossem mudanças acontecendo no próprio corpo.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Às vezes, eu me afundo numa espécie de nostalgia analógica. Sento no sofá sozinho, sem a pulseira, sem meu celular, a internet desligada, ponho a TV e fico zapeando com o controle remoto entre os canais 2, 4, 5, 7, 9, 11 e 13, de baixo pra cima e depois volto. Aí largo tudo, pego um livro, depois abro meu pequeno caderno e começo a escrever meus textos, a sentir o cheiro do papel, ver a tinta preta da caneta tingindo a folha bege, meus garranchos tomando forma diante dos olhos e preenchendo cada página com essa groselha que você lê agora. Livre dos cabos, parece que resgato por alguns minutos uma estranha sensação de liberdade. Tenho uma breve epifania e começo a vislumbrar aquele ideal de vida simples, devagar e cheia de natureza.

Eu me inspiro, fecho os olhos, sorrio e, aproveitando que estou sozinho na sala, abro os lábios e peço: "Ei, John, me mostre imagens de paisagens idílicas na TV, por favor. E ponha cantos de passarinhos para tocar também. Por favor". Vai que...

Opinião por Luiz Henrique Matos

É escritor e publicitário. Autor dos livros “Enquanto a gente se distrai, o tempo foge” e "Nem que a vaca tussa!" e criador do canal Frases de Crianças.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.