PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Paulistices, cultura geral e outras curiosidades

Vila Olímpia vai ganhar 'floresta de bolso'

Neste sábado, voluntários vão plantar 80 mudas de árvores em terreno do bairro

Por Edison Veiga
Atualização:

 Foto: Divulgação

_____________________

Paulistices no Facebook: curta!

E também no Twitter: siga!

PUBLICIDADE

_____________________

Neste sábado (12), São Paulo vai ganhar sua primeira "floresta de bolso". Um grupo de voluntários se prepara para plantar cerca de 80 mudas de árvores e arbustos, todos nativos da região, em canteiro na esquina da Avenida Hélio Pellegrino com a Rua Clodomiro Amazonas, na Vila Olímpia.

Publicidade

"Nesse local, ficava a mata ciliar da beira do Rio Uberaba (hoje canalizado sob o asfalto da avenida), que será recriada pela primeira 'Floresta de Bolso' pública da cidade", informa a jornalista Claudia Visoni, conselheira voluntária do Meio Ambiente da Subprefeitura de Pinheiros. "O plantio acontecerá em esquema de mutirão durante a aula prática do curso de paisagismo ecológico que o botânico Ricardo Cardim ofereceu a convite do Conselho de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (CADES) da Subprefeitura de Pinheiros."

Apoiado pela Subprefeitura de Pinheiros, o evento tem a participação dos coletivos Novas Árvores por Aí e Muda Mooca. A empresa Farah Service, apoiadora da ação, será encarregada da manutenção do espaço. O plantio começa às 10h, aberto a quem quiser participar.

A Floresta de Bolso é uma técnica desenvolvida pelo botânico Ricardo Cardim. "Concentra grande biodiversidade e massa arbórea numa pequena área, e é uma solução ambiental importante para a cidade, pois combate ilhas de calor, umidifica e purifica o ar, preserva espécies vegetais nativas ameaçadas de extinção, resgata a biodiversidade local e fornece abrigo para polinizadores e pássaros", diz Claudia. "Além disso, transformará um espaço que atualmente é árido num local agradável para a população frequentar."

Mais informações na página criada no Facebook para o evento.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.