PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Paulistices, cultura geral e outras curiosidades

São Silvestre, a corrida

Por Edison Veiga
Atualização:

Por que ela se chama São Silvestre? Quem foi esse santo?A corrida tem esse nome porque acontece no dia 31 de dezembro, data em que a igreja católica celebra o dia de São Silvestre. São Silvestre nasceu em Roma e foi papa da Igreja Católica entre os anos de 314 e 355. Ele morreu em um dia 31 de dezembro e, anos mais tarde, foi também em um 31 de dezembro que a Igreja Católica o canonizou.

PUBLICIDADE

E qual a história da corrida de São Silvestre?A corrida, de 15km, é realizada anualmente desde 1924. Trata-se de um dos poucos eventos que aconteceram ininterruptamente, mesmo durante a Segunda Guerra Mundial, quando boa parte dos eventos esportivos foi suspensa. A Corrida de São Silvestre foi idealizada pelo jornalista e empresário Cásper Líbero. Em 1918, aos 29 anos, depois de ter trabalhado em outros veículos de comunicação, inclusive no jornal O Estado de S.Paulo, ele se tornou diretor e proprietário do jornal A Gazeta, modernizando-o e fazendo dele um dos maiores órgãos de imprensa da época. Foi, por exemplo, o primeiro periódico brasileiro a ter cores na impressão. Daí que nos anos 20, após assistir e se encantar com uma corrida de rua de Paris, o jornalista teve a ideia de organizar uma semelhante aqui em São Paulo, como meio de promoção e divulgação de seu jornal. Nascia assim a São Silvestre.

Quem foi o primeiro vencedor da prova?Chamava-se Alfredo Gomes e era um atleta do clube Espéria. Nos primeiros anos, aliás, a prova não acontecia no período da tarde como agora. Começava à meia-noite, ou seja, a São Silvestre era o evento da virada do ano, o evento do réveillon.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.