Foto do(a) blog

Paulistices, cultura geral e outras curiosidades

Pela pinhole

Trailer serve como laboratório fotográfico

PUBLICIDADE

Por Edison Veiga
Atualização:

 Foto: Ricardo Hantzschel/ Divulgação

Pesquisador e entusiasta das câmeras pinhole (aqueles equipamentos rudimentares de fotografia), o fotógrafo Ricardo Hantzschel criou, há dez anos, o projeto Cidade Invertida. De lá para cá, o grupo - que passou a reunir fotógrafos, educadores e artistas - já percorreu 30 mil quilômetros promovendo atividades culturais ligadas à imagem.

PUBLICIDADE

O coração do programa é um trailer adaptado que opera como câmera obscura e laboratório fotográfico (na foto que ilustra esta nota, em ação realizada na Avenida Paulista, em 2016).

Para comemorar uma década de atividades, no dia 30/4 haverá uma série de workshops. O evento inaugural ocorre no Museu da Imagem e do Som (MIS) - em seguida, a programação prossegue na Vila Madalena. Batizada de 'A Fotografia Como Princípio', a maratona (com sessões às 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h) vai mostrar o processo fotográfico dentro do trailer, estacionado em frente à instituição. Além disso, uma tenda contará com uma câmera lambe-lambe retratando os interessados. Mais informações no site: www.cidadeinvertida.com.br.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.