Foto do(a) blog

Paulistices, cultura geral e outras curiosidades

Na internet, adolescente mostra curiosidades da cidade

PUBLICIDADE

Por Edison Veiga
Atualização:
 Foto: Estadão

Mostrar curiosidade de São Paulo - para paulistanos que não conhecem a cidade e para turistas. Esta é a missão adotada pela adolescente Larissa Faria desde a metade do ano passado. Aos 15 anos, ela mantém o canal Andando Por SP, no YouTube, com atualizações semanais - religiosamente, todas as quintas.

PUBLICIDADE

A cada edição, a jovem paulistana escolhe um ponto da cidade. E, na companhia de um colega munido de câmera, vai para lá e grava uma curiosa reportagem detalhando a história do local e mostrando alguns personagens. Já gravou na Avenida Paulista, no bairro da Liberdade, no Pátio do Colégio, na Rua 25 de Março, no Centro Cultural São Paulo, entre outros.

Detalhe: para ir de sua casa, no Parque São Rafael, extremo leste paulistano, até o ponto escolhido - geralmente na região central -, Larissa leva de 1h30 a 2h. Tem de tomar ônibus, trem e metrô. "Mas vale a pena, porque eu gosto de explorar a cidade", comenta ela. "Não esperava que os vídeos fossem bombar tanto, mas esse sucesso só aumenta minha responsabilidade". O hobby começou a ficar sério com o aumento da audiência. Alguns dos vídeos registram mais de 5 mil espectadores e esse número vem aumentando a cada nova edição.

Método. Larissa conta que começou com o projeto por conta de sua vontade de se tornar jornalista. "E também pela paixão que tenho por São Paulo. Desde criança, quando minha irmã (a relações públicas Lidiane, 13 anos mais velha) me levava para passear por outros bairros, eu sempre adorava", diz. Até pouco tempo, tinha um parceiro fixo por trás das câmeras: o jovem Patrick Paes, de 17 anos.

Conheceram-se pela internet, notaram uma afinidade de ideias e começaram o Andando por SP juntos. "Gravávamos sempre às quartas, depois o Patrick editava e colocava no ar no dia seguinte", conta ela. No início do ano, o garoto saiu do projeto - passou no vestibular para Rádio e TV e achou que não teria mais tempo para levar o hobby adiante. "Mas foi importante porque pude praticar bastante o que eu gosto, que é fazer vídeos", conta ele. Neste ano, Larissa está contando com ajuda de outros colegas para fazer as filmagens e a edição. Não quer parar o Andando Por SP.

Publicidade

Quanto mais se torna conhecida, mais chegam a ela sugestões do que fazer. "E perguntas também. Acredita que as pessoas chegam a me perguntar qual o melhor jeito de ir para tal lugar, qual metrô devem tomar, etc.?", comenta.

Sua mãe, a aposentada Nilza, já se acostumou com a filha que não para e vive correndo atrás de "pautas" pela cidade. "Eu sempre fui meio independente, tomava metrô sozinha já com 13 anos. Então ela leva numa boa", diz Larissa. "E, em geral, escolho locais próximos a uma estação de metrô. Aí fica mais fácil para voltar para casa depois."

Tema da coluna veiculada pela rádio Estadão em 1º de março de 2013

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.