PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Paulistices, cultura geral e outras curiosidades

Museu da Língua Portuguesa começa obras

Dois meses e meio após o incêndio, Secretaria da Cultura anuncia primeira fase da recuperação do histórico edifício

Por Edison Veiga
Atualização:

 Foto: Tiago Queiroz/ Estadão

_____________________

Paulistices no Facebook: curta!

E também no Twitter: siga!

PUBLICIDADE

_____________________

Dois meses depois de ser parcialmente destruído por um incêndio de grandes proporções, o Museu da Língua Portuguesa, no histórico prédio da Estação da Luz, região central de São Paulo, deve começar suas obras de recuperação.

Publicidade

De acordo com a Secretaria de Estado da Cultura, o objetivo dessa primeira fase é "preparar o conjunto arquitetônico para os trabalhos de restauro e recuperação". Serão realizadas a impermeabilização das lajes expostas, a instalação de sistemas de drenagem e a construção de uma sobrecobertura provisória, com o objetivo de evitar a infiltração de água da chuva no edifício, preparando-o para todo o período de restauro. A secretaria informa que os trabalhos serão iniciados imediatamente. Desde o fim do ano, equipes têm atuado no local, diariamente - na limpeza e retirada dos escombros.

Com duração estimada de 10 semanas, esta etapa ainda deve liberar as entradas principais da Estação da Luz para circulação de passageiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do Metrô - acessos hoje interditados pela Defesa Civil. Desde a liberação da estação, no dia 30 de dezembro, os cerca de 400 mil usuários por dia utilizam os acessos da Rua Casper Líbero e defronte à Pinacoteca.

O orçamento para esta primeira etapa de obras é de R$ 1,8 milhão, valor coberto pelo seguro da instituição. De acordo com informações da Secretaria da Cultura, a intervenção já foi aprovada pelos três órgãos de proteção ao patrimônio histórico, o Iphan, o Condephaat e o Conpresp - a Estação da Luz é tombada nas três esferas.

Ocorrido em 21 de dezembro, o incêndio catastrófico deixou um morto, o bombeiro civil Ronaldo Pereira da Cruz, e interrompeu as atividades do Museu da Língua Portuguesa. Em janeiro, foi assinado um convênio entre a Secretaria de Cultura, a Fundação Roberto Marinho e a organização social ID Brasil para a reconstrução da instituição. Inaugurado em 2006, o Museu da Língua já recebeu 4 milhões de visitantes em seus quase 10 anos de atividades.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.