Foto do(a) blog

Paulistices, cultura geral e outras curiosidades

Masp com verde

Trianon: o 'Central Park dos pobres'

PUBLICIDADE

Por Edison Veiga
Atualização:

Imagem: Lina Bo Bardi/ Acervo Instituto Lina Bo e P. M. Bardi/ Divulgação Foto: Estadão

____________________

Paulistices no Facebook: curta!

E também no Twitter: siga!

PUBLICIDADE

_____________________

Entre os cerca de 700 croquis e estudos que a arquiteta Lina Bo Bardi (1914-1992) realizou antes de chegar ao projeto definitivo para a sede do Museu de Arte de São Paulo (Masp), inaugurada em 1968, está o curioso desenho da foto acima. Nele, Lina aventava a possibilidade de que o Parque Tenente Siqueira Campos, mais conhecido como Trianon, avançasse sobre a Av. Paulista - de maneira a ficar integrado ao vão livre do museu.

Pelo seu projeto, nesse quarteirão da Paulista, o trânsito de veículos seria subterrâneo. De acordo com especialistas do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, guardião desse precioso acervo da arquiteta, a ideia não foi adiante pela incompatibilidade com um outro projeto previsto para a avenida: a linha verde do Metrô, cujo trecho original seria inaugurado apenas em 1991.

Uma curiosidade presente no desenho é o apelido com o qual ela se refere ao Parque Tenente Siqueira Campos: 'Central Park dos pobres', em uma alusão à área verde mais famosa de Nova York, nos Estados Unidos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.