Foto do(a) blog

Paulistices, cultura geral e outras curiosidades

Educação para todos

Em comemoração aos 140 anos do <b>Estadão</b>, a coluna <i>Paulistices</i> desta semana traz informações e curiosidades da São Paulo de janeiro de 1875. Divirta-se com essa viagem ao passado.

PUBLICIDADE

Por Edison Veiga
Atualização:

 Foto: Acervo Estadão

_____________________

Paulistices no Facebook: curta!

E também no Twitter: siga!

PUBLICIDADE

_____________________

Recém-aprovada pela Assembleia Legislativa Provincial, uma lei determina a obrigatoriedade do ensino primário para os meninos de 7 a 14 anos e as meninas de 7 a 11 anos - desde que vivam em cidade com escola e não tenham eles impossibilidade física ou moral. Pais que não mandarem os menores à escola estão sujeitos à multa de 10$000 - em caso de reincidência, 50$000. Os órfãos ou filhos de famílias pobres - reconhecidos como tais pelo Conselho de Instrução - devem receber do Governo Provincial os objetos indispensáveis para o estudo, ou seja, livros, papel, pena e tinta.

Para aumentar o contingente de professores, será reaberta no mês que vem a Escola Normal de São Paulo - vai funcionar junto à Escola de Direito do Largo São Francisco. Só poderão se matricular nesta escola os indivíduos maiores de 16 anos, que saibam ler, escrever e contar, de moralidade notória e que não sofram de moléstias contagiosas, nem tenham defeitos que os inabilitem para o magistério. Os postulantes ao magistério devem aprender línguas nacional e francesa, caligrafia, doutrina cristã, aritmética, elementos de cosmografia e geografia e noções de história sagrada e universal.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.