Foto do(a) blog

Paulistices, cultura geral e outras curiosidades

Aniversário acadêmico

Universidade de São Paulo: fundada em 1934

PUBLICIDADE

Por Edison Veiga
Atualização:

 Foto: Nilton Fukuda/ Estadão

Não é só a cidade de São Paulo que comemora aniversário na próxima quarta-feira (25). Mais importante instituição de ensino superior brasileira, a Universidade de São Paulo (USP) também foi fundada em um 25 de janeiro - no caso, em 1934, há 83 anos.

PUBLICIDADE

Idealizada, entre outros, pelo jornalista Julio de Mesquita Filho - então diretor do jornal O Estado de S. Paulo -, a universidade nasceu após o revés paulista na Revolução Constitucionalista de 1932. Conforme disse, naquela época, o escritor e sociólogo Sergio Milliet, com a criação da USP, a cidade teria condições de promover uma "revolução intelectual e científica suscetível de mudar as concepções econômicas e sociais dos brasileiros."

Entre os primeiros professores a lecionar na recém-criada instituição, estava um grupo formado por célebres pensadores estrangeiros. Claude Lévi-Strauss, Fernand Braduel, Roger Bastide, Emilio Willems, Donald Pierson, Pierre Monbeig, Herbert Baldus foram alguns dos formadores da nova geração de intelectuais brasileiros.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.