Foto do(a) blog

Histórias de São Paulo

São Paulo, longa busca pela vida em comum

PUBLICIDADE

Por Pablo Pereira
Atualização:

Aventura Urbana

PUBLICIDADE

São Paulo, longa busca pela vida em comum

Quando o grego Hipódamos, cinco séculos antes de Cristo, desenhou o modelo de cidade que ainda rege o urbanismo ocidental, talvez pensasse em montar um sistema para resolver a complicada vida humana em comunidade. Àquela época, o mundo já experimentava a convivência multifamiliar havia oito milênios. Diz a arqueologia que tudo começou no Neolítico. Jericó, na área do Rio Jordão, é o marco mais remoto de um tempo difícil de imaginar: 10 mil anos.

O viver em cidades, então, é opção já bem conhecida. Mas ainda hoje segue regra de antanho: a busca de conforto em ambiente carregado de interesses e conflitos. São Paulo, novata de tudo entre as maiores cidades (deu um salto gigante, passando de vila colonial a metrópole em 150 anos), é terra da boa para se acompanhar essas expectativas de vizinhança. As lições desse modo de vida, que por aqui dormitou com jesuítas e nativos no Pátio do Colégio por 3 séculos, podem ser aprendidas em cartas e documentos oficiais. Na arquitetura, quase tudo foi perdido, como a igreja (abaixo) reproduzida do livro São Paulo de Outrora, demolida em 1888. Para tratar do tema nasceu, em outubro, no site Estadão.com.br, a ideia de contar histórias de São Paulo. Mas sempre olhando o espaço urbano na perspectiva do arquiteto de Mileto - inventor das quadras e das ruas de 7,5 metros de largura -, ou seja, perseguindo uma vida melhor.

Acredita esta coluna estreante - assim como seu irmão digital, o Blog da Garoa - que hoje a colossal mancha urbana do planalto paulista, nascida na solidão da colônia, tem sim muito a oferecer em oportunidades e aconchego para a fascinante aventura humana em cidades.

Publicidade

 

 

(

)

Post atualizado em 16/03 com publicação da foto de imagem publicada no livro São Paulo de Outrora, da Igreja da Misericórdia, após recomendação de Antero Greco.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.