Foto do(a) blog

Histórias de São Paulo

Depois da classe média, o barulho é da periferia vestida de MTST

Nas manifestações do ano passado o que se via era classe média bombando protestos. Desta vez é a periferia vestida de sem-teto

PUBLICIDADE

Por Pablo Pereira
Atualização:

Em 1995, quando o tucano Fernando Henrique Cardoso começava o primeiro mandato de presidente da República, o Movimento dos Sem-Terra (MST) decidiu apertar o cerco sobre terras que eles chamavam de latifúndio improdutivo. Abriu-se então no país uma forte disputa fundiária com a reação imediata dos proprietários rurais, empresas de agronegócios, seus representantes no parlamento, e entidades setoriais da agricultura.

PUBLICIDADE

O ambiente no campo derivou para a radicalização. Com centenas de invasões de terras pelo país, os fazendeiros se armaram para defender cercas e posses. E ficou famosa a sigla UDR. Foram anos de um confronto que deixou rastros de sangue com dezenas de lideranças dos sem-terra sendo mortos por pistolagem e ações de polícia, como nos casos dos massacres de Corumbiara (Rondônia), em 1995, com 9 mortos, e de Eldorado dos Carajás (Pará), em 1996, com 19 assassinatos. A Comissão Pastoral da Terra (CPT) tem levantamentos dessa época tensa que mostram outras dezenas de mortes motivadas por disputas fundiárias.

Daquele ambiente sombrio nasceu a ideia de um outro enfrentamento. A pressão urbana por terrenos das periferias das cidades, ou seja, uma abordagem nova na organização popular para forçar decisões sobre moradias. Era o embrião do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), criado em 1997.

Pois agora, depois de 17 anos, os sem-teto ligados ao MTST aparecem com força de mobilização em São Paulo.

Outro dia, o Estado entrevistou um dos líderes dessa empreitada urbana do movimento que se espelha nas ações dos sem-terra. Guilherme Boulos, 32 anos, um professor que se diz marxista, defende um projeto de organização que vai além da conquista da casa própria para baixa renda.

Publicidade

Ele acredita que chegou o tempo de botar pressão no que ele chama de "ocupações" de áreas reservadas para "especulação imobiliária" como forma de ampliar espaço político por mudanças sociais mais para a esquerda. E o faz na esteira da pressão dos movimentos sociais deflagrada em junho do ano passado e que se prolongou nos dias que antecederam a Copa do Mundo. Boulos faz o discurso, aberto e claro, da busca de apoio popular para um governo socialista. Concorde-se ou não, é direto e reto.

Nesta quinta, 17, os sem-teto que entraram na sede da construtora Even, na Marginal do Pinheiros, saíram comemorando acordo que lhes permite mais 15 dias num terreno da empresa transformado em acampamento, o Portal do Povo.

Depois de uma pausa para a Copa, o país volta aos dias das ruas protestantes. Porém, com uma diferença. Se nas manifestações do ano passado (primeiro reprimidas, depois liberadas) o que se via era gente de classe média bombando protestos, desta vez a coisa é diferente. Quem faz barulho e incomoda nas ruas é a periferia. Vestida de sem-teto.

Leia a reportagem sobre Boulos no estadao.com.br e no

Publicidade

.

Abaixo, trechos da entrevista na TV Estadão.

.

.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.