PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Histórias de São Paulo

Carauari, no interior do Amazonas, uma cidade sem protestos

Por Pablo Pereira
Atualização:

"Manifestação aqui, só a que a gente vê pela televisão", disse ontem José Renato Brasil de Oliveira, chefe da polícia de Carauari, cidade do Interior do Amazonas, a 780 quilômetros da Capital, Manaus. Nestes dias de debates sobre tarifas de transporte coletivo, passeatas, depredações, tumultos, bombas, tiros e prisões, que assustam os grandes centros urbanos brasileiros, o pequeno município amazonense, de 25 mil habitantes, é uma calmaria só. "Aqui não tem isso", afirmou Oliveira.

PUBLICIDADE

Único policial civil da cidade, ele contou, pelo telefone, quenão se preocupa com passeatas, tumultos e saques, como tem ocorrido com as polícias de Brasília, São Paulo, Rio - e outras capitais. Nos últimos dias, Oliveira só tem se preocupado mesmo é com a superlotação da cadeia, que tem duas celas e pode alojar 12 pessoas, mas nas quais há 22 presos. "Aqui não temos manifestações, não", afirmou. "A ameaça é outra. É briga de faca, furtos", disse.

Isolada no meio da Amazônia, a pequena Carauari nem tem linhas de ônibus municipais. "Aqui o pessoal vai de moto, de carroça, de barco", lembrou o policial. "Não temos esse problema de tarifa como em cidade grande", declarou. "E também não há protestos nem por outros assuntos". concluiu.

Para o prefeito Francisco Costa (PSD), "o povo de Carauari no Amazonas vive uma realidade totalmente diferente das pessoas que residem em grandes capitais do país". Segundo Costa, "graças a Deus que Carauari tem um dos melhores IDEB do Amazonas". O prefeito explicou que "em 2008, tínhamos apenas um médico. Hoje temos seis, vários dentistas, fisioterapeuta, assistentes sociais, psicólogos".

Para ir a Manaus, onde está havendo protestos nas ruas, a viagem de avião demora 2h30 - quando há voo. De barco, são três dias pelo rio Juruá na ida, descendo, e 7 dias na volta, contra a corrente.

Publicidade

O vereador João Dantas de Brito (PSD) disse que a cidade toma conhecimento do que acontece em outras cidades pela imprensa. "Aqui, sem manifestações", declarou Dantas. "Está tudo tranquilo", emendou Raimundo Viana da Cunha, vereador do PT.

 

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.