PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Os problemas dos bairros de São Paulo em discussão

Famílias sem teto ocupam área de risco na zona norte de São Paulo

Por Marcel Naves
Atualização:

As enchentes são constantes em virtude do córrego que corta a comunidade da Regina Garba Foto: Estadão

A situação da área localizada na Rua Regina Garba, no Jardim Paulistano, não é recente. Em meados do ano 2000, o terreno pertencente a CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano foi reintegrado ao governo, após dez anos de ocupação irregular.

Mas a falta de fiscalização fez com que o local voltasse a ser invadido, sem que deslizamentos, quedas de árvores ou alagamentos fossem levados em conta. A aposentada Rosangela Rezende, que mora há 30 anos no bairro, afirma que existem muitas casas em áreas de risco.

Passagem improvisada permite acesso de pelo menos 15 famílias às suas casas Foto: Estadão

PUBLICIDADE

A região é cortada por um córrego poluído, o esgoto corre a céu aberto e em muitos trechos o acesso só é possível por intermédio de pontes improvisadas com restos de madeiras. Moradores relatam que o perigo é constante, inclusive com o registro de acidentes graves.

O advogado Genilson da Silva Santos, que representa a comunidade, lamenta que apesar de existirem condições de reurbanização, nada é feito. Ele ressalta que não existe um levantamento exato de quantas pessoas morem na Regina Garba. Há estimativas de que aproximadamente 300 famílias ocupem o lugar com barracos e casas de alvenaria.

Em um comunicado a CDHU informou que ainda estuda uma forma de atender as famílias que ocupam o terreno. A companhia não citou prazos, ou tão pouco se existe um planejamento emergencial para atender as necessidades dos moradores.

Publicidade

Confira abaixo a íntegra da nota enviada:

"A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) estuda o atendimento habitacional das famílias que estão na área da empresa estadual, por meio de programas que contam com a parceria de entidades de moradia. Cabe salientar que, desde 2011, foram construídas 4.691 unidades habitacionais na Capital, pela CDHU e pela Casa Paulista, e outras 12.020 estão em obras".

Ouça aqui a reportagem:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.