PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Os problemas dos bairros de São Paulo em discussão

Moradores do Jardim Pantanal ainda convivem com lixo e esgotos entupidos

Por Marcel Naves
Atualização:

Na Rua Tietê esgoto entupido corre a céu aberto. Foto Créd.: Marcel Naves/ Foto tirada com moto z play + hasselblad true zoom Foto: Estadão

Há mais de duas semanas os moradores do Jardim Pantanal, na zona leste da cidade, sofrem com as consequências da última enchente. As ruas ainda apresentam pontos de alagamentos e muita lama. Uma das medidas encontrada pela prefeitura para contornar a situação foi a de utilizar bombas de sucção, para drenar à agua acumulada. Mas a iniciativa parece não surtir o resultado esperado.

PUBLICIDADE

Na Rua Aramaçã, a queixa dos moradores é que o equipamento não funciona 24 horas, tal qual o prometido. O pedreiro Edson Belarmino que reside na região há mais de 20 anos acha que o esforço é inútil. " As bombas funcionam de vez em quando, mas de qualquer jeito elas não dão conta de tanta água", diz.

A rede coletora de esgoto fica constantemente entupida. Na Rua Tietê, m dias de chuva, uma água suja sai dos bueiros e dos ralos das casas. "A gente cansou de procurar a sabesp, mas somos ignorados constantemente  enada se resolve", afirma o comerciante Edivaldo Santana.

A sujeira existente na região é notada pela quantidade de barro nas ruas, e pilhas de sacos de lixo. No bairro é considerável a quantidade de terrenos baldios e áreas invadidas. Uma situação que facilita ainda mais o surgimento de pontos irregulares de descarte de entulho.

Em um comunicado, a prefeitura informou que mantêm agentes da Defesa Civil para atendimento da população. De acordo com a atual gestão, a limpeza é feita regularmente. O orgão ressalta ainda que além das duas bombas de sucção existentes, distribuídas em pontos estratégicos, uma terceira deverá ser instalada nos próximos dias.

Publicidade

A sabesp afirmou que realizou as desobstruções necessárias, mas que problemas podem estar correndo em virtude de intervenções feitas pelos próprios moradores.

Confira abaixo a íntegra da notas:

 "Agentes da Defesa Civil e da Prefeitura Regional monitoram a Vila Itaim, estão posicionados na região e, sempre que necessário, executam o atendimento imediato dos moradores. O local também recebe constantemente a limpeza manual e mecanizada dos bueiros. Para minimizar o impacto das chuvas, duas bombas estão nos pontos em que há alagamentos. Uma terceira bomba está em fase de testes para posterior implantação.

Informações complementares

 O processo de sucção das águas na Rua Aramaçã é permanente. As águas acumuladas advêm das chuvas, sobretudo, do refluxo ocasionado pelo excesso de águas no Rio Tietê e lagoa ao fundo da Rua Agostinho Alves Marinho. Ou seja, as águas de chuva enchem a lagoa que, por sua vez, despejam para o Rio Tietê. Quando ocorre excesso de águas, os dois transbordam, ocasionando o refluxo através dos bueiros, galerias e vasos sanitários das residências. Quanto à Rua Tietê, não existem galerias e bueiros. Trata-se de área de proteção ambiental lindeira ao rio Tietê".

Publicidade

 "A Sabesp informa que a rede de esgoto da rua Aramaçã, localizada na região do Jardim Pantanal, está funcionando normalmente e não apresenta extravasamento de esgotos. A limpeza dessa rua está sendo realizada pela prefeitura regional. Quanto à rua Tietê, hoje (3/2) foi realizado serviço de desobstrução da rede coletora de esgotos, na altura do número 1.321, normalizando a situação no local.

PUBLICIDADE

Porém, a rede coletora da Sabesp nessa região pode estar sendo prejudicada por interligações irregulares de água de chuva, o que pode causar sobrecarga no sistema de esgotamento, uma vez que as redes coletoras foram projetadas para receber apenas esgoto. A Sabesp aproveita a oportunidade para solicitar mais uma vez que os moradores não façam a conexão da água de chuva à rede coletora de esgoto.

A empresa conta com a colaboração de seus clientes e está à disposição para acatar as solicitações de serviços pelo telefone 195 (ligação gratuita), pela Agência Virtual no site www.sabesp.com.br e pelo aplicativo para celular Sabesp Mobile, disponível gratuitamente para download".

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.